segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um Brinde de Ano Novo - Escolha seu Espumante.


Os Espumantes são umas das bebidas mais escolhidas para brindarmos nas comemorações e ocasiões especiais, como a passagem de ano.Mas essa bebida cheia de bolinhas recebe várias denominações.Os espumantes são vinhos que passam por duas fermentações, e na segunda que as bolinhas aparecem. Existem técnicas de vinificação para que o espumante seja elaborado, e os famosos obedecem todo um critério para que recebam suas denominações.  Por exemplo, ao contrário do que muita gente ainda pensa só podemos chamar de Champagne  os vinhos espumantes produzidos na França, mais precisamente na região de Champagne. Outros espumantes recebem outras denominações Confira e  Tin-Tin.



Champagne :

Denominação imposta pela comunidades Européia ao vinho espumante originário de Champagne, que fica a 150 quilômetros de Paris. Sua descoberta é atribuída a Dom Pérignon (1668-1715),cujo nome é hoje uma marca desse tipo de vinho, que inclusive contam que ele  dizia : "Estou bebendo estrelas ".Mesmo sendo criado no final do século XVII, só no reinado de Luís XV , o champagne tornou-se uma bebida famosa.Sua amante , Madame Pompadour, conhecida ao apoio que dava as artes, exaltava a bebida.Dizem que a origem do formato das taças usadas para se tomar o vinho foi inspirada nos seus seios.Na época da Revolução Francesa, o Champagne tornou-se uma bebida maldita por sua associação com a nobreza e o luxo da corte francesa . No império de Napoleão, o vinho foi reconduzido ao seu lugar de destaque.O sucesso do vinho alcançou seu apogeu na Belle Epoque e a partir dai acabou conquistando o mundo.O Champagne são produzidos obrigatóriamente a base apenas das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier.E só os espumantes dessa reghião da França podem ser chamados assim. Anualmente são produzidas cerca de 200 milhões de garrafas.

Espumantes :

Nome genérico, utilizado para todo vinho espumante fermentado duas vezes.E é o nome usado para este tipo de bebida produzida aqui no Brasil.

                                                                        Asti :


Denominação de origem imposta pela comunidade européia, dada aos espumantes da região de Asti, Itália.                       


                                                                     Prosecco:


É um espumante italiano, da uva Prosecco, produzida em uma região da Itália: Veneto.Existem vinhos de outras nacionalidades produzidas com as uvas prosecco, mas o espumante italiano Prosecco, tem esta denominação que é uma legislação na Itália.


                                                                     Cava:

Espumante da região da Catalunha - Espanha.Estilo de vinho espumante leve e com boa presença aromática, feito com uvas locais, e muito consumida para acompanhar pratos locais.
                                                                    Lambrusco:


Vinho frisante, doce ou seco, frutado, pode ser branco, rose ou tinto. Produzido na região da EmiliaRomana, na Itália.Eles são conhecidos no Brasil pelos vinhos frisantes, semi doces e baixo teor alcoólico e que devem ser bebidos jovens.


               As melhores garrafas: 
          Boas marcas internacionais disponíveis no mercado:


Moët & Chandon Brut Imperial; Cuvée Dom Pérignon; Taittinger; Pol Roger; Salon; Cuvée Lanson; Gosset; Piper-Heidsieck; Krug; Duval Leroy; Ruinart; Bollinger; Veuve Clicquot Ponsardin; La Grande Dame



Algumas marcas de Espumantes Nacionais :



Chandon, Miolo,Salton, Dal Pizzoll,Cave Geisse, Casa Valduga ,Marco Luiggi, Marson,Peterlongo...Os espumantes nacionais são espetaculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário