sábado, 10 de março de 2012

Pensando Bem...Difícil Felicidade






Texto de Danuza Leão


 Existem momentos - raros, é verdade em que tudo está bem.Bem , não:ótimo.A casa finalmente ficou pronta, os gatos estão com saúde, os filhos bem e felizes, faltam só quinze dias para a viagem marcada há seis meses-e a passagem parcelada já está paga- a saúde em forma total e, como se não bastasse, uma proposta de trabalho nova e sedutora  e sem ter que deixar o atual trabalho.A vida setá tão boa que chega a dar uma agonia.E isso é normal? Não, diria a maioria das pessoas.Sim, afirmam os mais habituados a conviver com as profundezas da alma.

 É bem verdades que esses momentos são raros, mas quando eles acontecem são difíceis de suportar . A palavra é essa mesma:suportar.

É uma aflição,um medo de que nada dê certo, que você está sonhando, vai acordar e ver que não é nada daquilo, que a realidade não é assim, que existem problemas de todos os tipos o tempo todo e que nem o direto ao silêncio de sua casa você tem.Quando chega tem que ver os recados deixado na secretária eletrônica, ler seus emails, e o mais normal é receber uma notícia que pode não ser péssima mas será suficiente para perturbar sua santa paz.Que o ar condicionado do quarto não está funcionando, por exemplo.

Mas tudo isto é normal, tão normal que não chega a causar um abalo maior. Faz parte do dia-a-dia, faz parte de todos os dias, isso sem falar de uma dor na coluna , do brinco que sumiu, do lençol que manchou com aguá sanitária.

Mas tem aqueles dias maravilhosos em que tudo dá certo, e que o futuro, tudo indica vai ser melhor ainda do que o presente.É curioso que esses dias nunca tem a ver com um homem maravilhoso que você conheceu na véspera.Esse tipo de encontro não costuma trazer paz, e sim angústia, ansiedade, insegurança, taquicardia, aflição. Não esses grandes momentos acontecem apenas com nós mesmos, na nossa mais profunda solidão? Não,solidão não é a palavra certa.É um sentimento de você com você mesmo, que não é compartilhado com nenhum ser humano e que prova que, apesar do que dizem, ninguém precisa de ninguém para ser feliz de verdade. Para ir a um cinema, comer pizza, trocar uma idéia sobre as infidelidades públicas dos políticos americanos, até aí se vai.Mas para ser feliz de verdade, para ser profundamente feliz, não se precisa de ninguém, e o que pode parecer uma tragédia para alguns , é uma libertação para outros.

Não que você seja feliz o tempo todo, mas existem aqueles momentos em que você se é totalmente feliz, e  é aí que as coisas se complicam. Como nada é fácil você começa com a culpa, claro. Como ser feliz com tanta gente sofrendo? E aí começa o medo, o grande medo, aquele de perder a felicidade que está sentindo.

Para isto se apela para tudo:fazer uma aula de ginástica, tomar um tranquilizante ou não fazer rigorosamente nada e ficar deitado na cama olhando o teto, só sendo feliz e mais nada.Mas isso não dá porque os pensamentos não deixam, e a vontade é que alguma coisa aconteça que traga você de volta para o mundo imperfeito em que vive, a televisão quebrar seria o suficiente.Ser infeliz é muito ruim mas ser feliz é muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário