segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pensando Bem ...As Cinco Peneiras.


AS CINCO PENEIRAS 
 

Olavo tinha sido transferido para um novo setor na empresa onde trabalhava. Logo no primeiro dia, para impressionar o novo chefe, saiu-se com esta: 
- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram-me que ele.... 
Não chegou a terminar a frase, pois o chefe o parou: 
- Espere um pouco Olavo. Aquilo que vai me contar já passou pelo crivo das cinco peneiras? 
- Peneiras? Que peneiras chefe? 
- A primeira Olavo é a VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro? 
- Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que... 
Novamente o Olavo foi interrompido pelo chefe: 
- Então a sua história já vazou pela primeira peneira. Vamos para a segunda que é a bondade. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? 
- Claro que não! Deus me livre, chefe! – diz Olavo assustado. 
- Então, continuou o chefe, a sua história vazou também na segunda peneira. 
- a sua conduta moral permite ser coerente no que você quer falar? Você assume com empenho sua vida e tarefas e respeita a dele? 
- Mas... 
- Então a terceira peneira, a ÉTICA Profissional, também já vazou. 
- Vamos para a quarta peneira- o AMOR. O que você quer falar, vai ajudar a pessoa a ser melhor na função que exerce? Já conversou com ele sobre o assunto? 
- Não...não. 
- Vazada também a quarta peneira... 
- Vamos ver a quinta peneira, que é aquela de NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato, para passá-lo adiante? 
- Não chefe. Passando pelo crivo dessas cinco peneiras vejo que não sobrou nada do que eu iria contar... 
Pois é Olavo, Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? – e continuou: 
- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo dessas cinco peneiras: VERDADE-BONDADE-ÉTICA-AMOR-NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque: 

 

Pessoas inteligentes falam sobre idéias; 
Pessoas comuns falam sobre coisas; 
Pessoas medíocres falam sobre pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário