quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"Boas férias na volta a rotina "

Texto ótimo da escritora e terapeuta  Sonia Hirsch :



Vou começar com uma frase sabia já bem vivenciada: “NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE... NEM BEM QUE SÓ PERDURE”.
... E as férias acabaram. Foi tão bom!Acordar sem pressa, decidir na hora o destino do dia, tomar aquele café da manhã merecido e demorado, pensar sobre o tempo, os ventos, o sol, a água, o céu, as arvores... Voltar a ser o humano livre, solto que faz o que quer do jeito que bem entende. Quer dormir depois do almoço?Dorme. Quer sair da cama ás duas da manhã para ver a lua e esperar o sol nascer?Sai. Numa boa. Tudo é permitido, mesmo que não convém.
Você é dono e senhor dos seus dias...
Só... Que acabou... Agora é respirar fundo e voltar a rotina.Uma dica para este retorno: aprender a criar espaços de férias dentro do seu dia a dia. Fotografias são a forma mais obvia de se lembrar das férias e muito interessantes... às vezes a sensação de estar naquele lugar é tão encantador que a emoção ofusca tudo,e só depois vendo as fotos ,é que se pode avaliar as maravilhas que vivemos .
 "Lembrar é viver duas vezes...”
Por outro lado nada de melancolia!Fazer as férias renderem não é ficar olhando o passado: é trazer e cultivar aquela sensação boa de liberdade e independência!Aqui e agora, ou a qualquer hora e lugar. Alguém irritado a sua frente, falando alto, nervoso, e você ...longe nos seus pensamentos... calmo ...porque dentro de você o céu é azul e faz sol,as ondinhas do mar vão e vem.O transito parado,o tempo correndo e você consegue cantar aquela musica linda que escutou naquele dia maravilhoso naquele bar e se concentra nela.

O dia está cheio. Mil coisas pra fazer em diferentes lugares,filhos,aulas,funcionários,patrões,supermercado....não vai dar tempo nem de almoçar,mas as lembranças vão matar a fome,limpar o sistema digestivo e proporcionar uma sensação de leveza : Férias.A hora que der você almoça: Ferias...
Buscar a alegria: Férias. Renunciar  à mania de cultivar o sofrimento,à negatividade,às reclamações inúteis:Férias.
A idéia é construir um feriado interior para desfrutar sempre que der vontade.
Para isso é essencial a respiração. Respirar é a forma primordial de integrar o exterior ao interior. Sustenta a vida  e a alegria.Produz clareza mental,organiza a circulação do sangue e dá ritmo ao coração .Ou seja,proporciona as condições físicas necessárias que nos leva as férias mentais em qualquer circunstancia.Respirar fundo prestando atenção exclusivamente ao percurso do ar ,é o menor e mais poderoso movimento que podemos fazer em nosso beneficio.
Duvida?Experimente.Fica aqui a sugestão, e boas férias de volta a arotina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário