sábado, 27 de agosto de 2011

Curiosidades sobre o café


Curiosidades:



O Café mais caro do mundo:



Uma cafeteria de São Paulo importou um quilo do café “Kopi Luwak”, e fez com ele 100 cafés expressos, vendidos a R$ 20 cada um. O café mais caro e raro do mundo é fabricado à base de grãos recolhidos das fezes de um animal da Indonésia, o “Luwak” (kopi significa café, em bahasa). São produzidos somente 230 kg por ano e o quilo custa cerca de R$ 1.500.

Para o diretor da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e presidente da Associação de Produtores de Cafés da Bahia, Sílvio Leite, que participa como classificador e provador de café em concursos internacionais, o Kopi Luwak “é um café que tem características próprias”.

“É raro e tem algo diferente. Com o processamento que ocorre dentro do animal, e depois que você prepara, ele fica com um aroma intenso, que lembra aroma de café, caracteristicamente de café. É doce e lembra muito um chocolate amargo, um chocolate prazeroso”, afirmou.

Segundo Leite, o luwak come os grãos de cafés, que passam por um processo natural de fermentação no aparelho digestivo do animal. Isso, segundo ele, proporciona ao produto o sabor achocolatado. “Mas a primeira coisa que se destaca no produto é que ele raro” ou inigualável, segundo os apreciadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário